sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Minha Familia: Bragança e Ferreira

Sou Janes José Bragança, nascido a 17 de setembro de 1950, no municipio de Ceres-Go, no local chamado "Corrego de Pedra" e que hoje faz parte do municipio de Ipiranga de Goiás. Sou o primogenito e tenho 5 irmãos: Jonas José Bragança, Darci Ferreira, Jaime José Bragança, Lauraci Ferreira e Neuraci Ferreira.

Meus pais:
Antonio José Bragança filho de José Francisco Bragança com Catarina Antônia de Jesus, filho de Francisco Pereira Bragança com Carminda Cândida de Jesus, filho de José Pereira Bragança com Catarina Francisca da Conceição.
Marieta Ferreira filha de Salvino Vicente Ferreira com Maria Ferreira de São José, filho de José Vicente Ferreira com Ana Pereira da Silva.
Minha avó Maria de São José era filha de João Ferreira Sobrinho com Francisca Rosa do Nascimento.


Meus pais e ascendentes eram agricultores da região de Campos Altos-MG, portanto pobres, bem como nenhum de meus irmãos tem curso superior. Dos primos poucos conseguiram entrar na faculdade. Nenhum conseguiu patrimônio considerável.
Meu avô paterno teve 15 filhos e o materno 7. Sempre fomos mais achegados aos primos maternos.


Dizem que o sobrenome que carrego demostra que venho de uma familia nobre. Mas segundo minhas pesquisas isso não procede. Por exemplo, meu trisavô era dos arredores de Campos Altos, tinha umas terras e, dizem, chegou a possuir 60 escravos. Portanto rico para a época! Um pesquisador disse-me que venho de familia nobre, so que da India, mais precisamente de Gôa. Ocorre que meus tios paternos e maternos tem a pele branca, tipo europeia, e os indianos tem a pele cor de canela.


Meus primos por parte de pai espalharam por esse Brasil e até no exterior. Tenho procurado aproximação (e informação sobre o passado) sem muito sucesso.

Um comentário: