sábado, 27 de julho de 2013

Imagens e ídolos dos evangelhicos

Imagens dos evangélicos

Hoje em dia está difícil separar um crente de um ímpio. Devagar vamos nos conformando ao mundo e aceitando práticas que não combinam com uma vida de santidade. Além do costumes morais e éticos a igreja está adotando imagens, figuras, desenhos que tiram o foco de nosso Salvador. São sais, óleos, lenços, fotos, fronhas, água defronte, ou em cima, da TV, etc.
A igreja presbiteriana do Brasil, da qual pertenço, tem como ícone a figura de uma árvore pegando fogo – a sarça ardente. Essa figura não gera em nos nenhum sentimento de adoração ou devoção. Por incrível que possa parecer tem crentes que nem sabe o que é aquilo. Porém, nesse ícone foi inserido a figura de uma pomba, simbolizando o Espirito Santo (epa!). Escrevi ao Jornal Presbiteriano discordando dessa pomba e posteriormente o Supremo Concilio da IPB mandou que fosse retirado a pomba (não por mim!), pois dá a ideia de que o Espirito Santo tem proeminência na Trindade. Seria bom voltar ao simbolo antigo. Ou nenhum! Santo Agostinho foi radicalmente contra toda imagem nos templos . Não adoramos a sarça ardente e nem sua figura. Adoramos a mensagem que ela transmite – veja:
Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. Êxodo 3:6
Deus falou do meio da sarça e falou com Moisés do meio dos querubins sobre o propiciatório.
Além do mais adotamos, como os apóstolos e irmãos do primeiro século, a imagem de um peixe como simbolo de crentes. Quase todas as igreja cristãs usam essa figura para dizer: olha eu sou crente em Cristo Jesus. Nada mais do que isso. Também não adoramos nem os peixes e nem sua figura.
Mas veja bem, Deus ordenou que o véu que separava o Santo dos santos fosse confeccionado e nele desenhado a figura de querubins.
Mais tarde quando Salomão construiu o Templo substituindo o Tabernáculo, feito por Moisés, foi esculpido na porta a figura de anjos protetores que são os querubins.
"Também fez na casa do lugar santíssimo dois querubins de obra móvel, e cobriu-os de ouro". 2 Crônicas 3:10
E lá no deserto as cortinas de linho que cercava o Tabernáculo foi feito a figura de Querubins .
"Depois farás um véu de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará". Êxodo 26:31
"E o tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e azul, púrpura, e carmesim; com querubins as farás de obra esmerada". Êxodo 26:1
Porque querubins? Veja a resposta da Escritura:
"E orou Ezequias perante o Senhor e disse: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra". 2 Reis 19:15
"E, quando Moisés entrava na tenda da congregação para falar com ele, então ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório, que estava sobre a arca do testemunho entre os dois querubins; assim com ele falava". Números 7:89.
Também Deus ordenou que fosse feito de metal uma serpente, e colocada em um mastro, e todo israelita que fosse mordido pelas serpente enviadas por Deus e olhasse (apenas olhasse) era salvo da mordida mortífera.
"E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia". Números 21:9
Posteriormente essa imagem da serpente teve que ser destruída porque o povo a estava cultuando. 2 Rs 18:4
Veja esse texto de Dt 4:15 a 20, onde mais uma vez Deus ordena não fazer imagem dele.
"Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;
Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;
Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus;
Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra;
Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.
Mas o Senhor vos tomou, e vos tirou da fornalha de ferro do Egito, para que lhe sejais por povo hereditário, como neste dia se vê".
Deuteronômio 4:15-20
Agostinho foi contra qualquer imagem ou figura daquilo que se adora, no caso Deus. “...Agostinho... expressamente declara como ato abominável não só adorar imagens, mas também levantá-las a Deus. E ele não está dizendo outra coisa senão repetindo o que, muito antes, foi decretado no Concílio de Elvira, cujo cânon trinta e seis diz o seguinte: ‘Resolveu-se que não se tenha nos templos representações pictóricas, de modo que não se pinte nas paredes o que se cultua ou se adora”.
Calvino disse “As imagens são indignas da majestade de Deus, porque diminuem o temor dos homens e aumentam seus erros”
Resumindo: Aparentemente não seria proibido usar figuras nas igrejas e residencias. Proibido é dar a elas o louvor por menor que seja! Mas o Catecismo de Heideberg na pergunta 98 afirma que a imagem não ensina. Na verdade ensina mentira. Veja Hc 2:18
"Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é imagem de fundição que ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos?"
Também o catecismo de Westminster na pergunta 51 tem como resposta o seguinte "O segundo mandamento proíbe o adorar a Deus por meio de imagens, ou de qualquer outra maneira não prescrita na sua Palavra".
É o que diz Rm 1:22 e 23.
"Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis."
Nas igrejas o melhor não te-las de jeito nenhum; pois o culto só deve ser a Deus (veja acima Dt 4:15). Agora é uma afronta a Deus beijar, adorar, pedir, rezar à qualquer objeto, criatura, imagem, ser espiritual. Glória só a Deus. Culto só a Deus. E qualquer outra coisa que tome a primazia de Deus é pecado, é idolatria. Seja família, seja a pátria, seja diversão, seja dinheiro, seja imagem de santo, seja... é idolatria. É pecado. Voltemos nosso rosto, nosso coração somente ao Senhor.

Um comentário:

  1. CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com


    ResponderExcluir