sexta-feira, 26 de maio de 2017

Abraão, Agar e Quetura

Abraão e Quetura

     A Escritura diz que Abraão, além de Sara, teve filhos com outras duas mulheres: Agar – a serva de Sara; e Quetura (ou Cetura em algumas traduções), que em gênesis é chamada de esposa e em crônicas de concubina. O relacionamento com Agar é bem detalhado;  mas, com Quetura existe alguns mistérios. O maior deles: foi antes ou depois da morte de Sara?.
     Há quem defende que Quetura foi desposada depois de  Sara, ou seja, depois que Isaque já estava rapaz: 37 anos. Quando Sara faleceu Abraão tinha 137 anos e Isaque 37. Mas, se com 100 anos Abraão tinha o corpo amortecido  (sem vigor para gerar filhos) imaginem aos 137. Gn 17:17 Abraão pondera que,, devido a idade avançada, nem ele podia gerar filhos e nem Sara podia concebe-los, sendo repreendido pelo Senhor que reafirmou suas promessas. Portanto Abraão tinha que crer, ter fé! Se a fé que possibilitou  o nascimento de Isaque foi também o motor de Quetura ter filhos com Abrão, então porque essa mesma fé atuante não funcionou em Sara? E porque não perdurou nela? E alguns ainda defendem que Abraão aos 100 anos estava ainda em capacidade de gerar filhos! Penso que não, porque nesse caso ele não precisaria de fé.
     Defendo a ideia de que Quetura foi uma concubina e não uma esposa. E foi bem antes de Isaque nascer. Provavelmente antes de Ismael nascer. Assim seus filhos seriam bastardos como Ismael. Portanto, somente Isaque seria  filho legitimo e unigênito (Hb 11:17). Em I Cr 1:32 relata que Abraão teve 6 filhos com Quetura e que ela era concubina de Abraão. Leia o texto:  (Estes, a seguir, foram os filhos de Abraão com sua concubina Quetura: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. ). A Biblia católica  edição pastoral diz que depois desses 6 filhos Abraão gerou Isaque (Depois Abraão teve Isaque. I Cr 1:34) . Em Gn 22 o próprio Deus, por diversas vezes se refere a Isaque como o único filho de Abraão.
     Além disso, Abraão apartou seus filhos,  que teve com as concubinas, de Isaque. Interessante que lendo Gn 25 de 1 a 6 vemos que os filhos que Abraão teve com Quetura “era dela” e eles foram enviados para bem longe de Isaque. Abraão, quanto aos filhos das concubinas, lhes deu presentes mas a herança ficou com Isaque. O motivo desse separação talvez seja o mencionado em Gn 25:18 – hostilidade entre eles.
     Baseado nos texto já mencionados, mais os de Rm 4:18 e 19 e Hb 11: 11 e 12 concluo que Isaque foi gerado por milagre, pelo poder de Deus, mediante a fé que tinha Abraão nas promessas do Senhor. E depois dos filhos de Quetura e de Agar.
  

Rm 4:18 - Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: "Assim será a sua descendência".

Rm 4:19 - E não enfraquecendo na fé, nào atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário